Sidels a Apresentar
Animais de nossa Praia Contrução
Lula
A luz de lulas e polvos |
Alguns cefalópodes geram luz ao misturar duas substâncias que formam uma terceira que emite luz. |
Alguns cefalópodes ─ o grupo animal que inclui polvos, lulas e sépias ─ são especialistas em mimetismo, ou seja mudança de cor, que pode ser usada para camuflagem ou para assustar e advertir potenciais predadores no mundo submarino onde vivem. Ellen J. Prager, professora assistente da Escola Rosensteil de Ciências Marinhas e Atmosféricas da University of Miami, explica o fenômeno da seguinte forma: Muitas dessas criaturas têm, na pele, células pigmentadas especiais chamadas de cromatóforos. Elas conseguem mudar de cor, e até criar padrões variáveis, controlando o tamanho dessas células. Os cromatóforos estão conectados ao sistema nervoso, e suas dimensões são determinadas por contrações musculares. Os cefalópodes também têm olhos extremamente desenvolvidos. Acredita-se que eles detectem não só cor, mas também intensidade de luz. Utilizando sua visão privilegiada e os cromatóforos, os cefalópodes conseguem se camuflar criando padrões de cores que imitam quase perfeitamente o fundo do mar onde vivem. Nas lulas, as mudanças de cor também podem ocorrer quando o animal é perturbado ou se sente ameaçado. Além de controlar a cor, muitas lulas podem produzir luz e controlar sua intensidade. A luz produzida por organismos vivos é chamada de bioluminescência, que pode ser usada de formas bastante diferentes pelos organismos marinhos. Alguns animais utilizam bioluminescência para confundir ou assustar predadores; outros para imobilizar sua presa, e outros ainda, para ludibriar predadores, e facilitar sua fuga ou como isca para atrair suas presas. A bioluminescência também pode ser um meio de comunicação em águas profundas escuras, ou no lusco-fusco marinho. |
Olá
Acredito que para rotular-me como colecionadora deveria primeiro organizar um pouco mais minha coleção) há mais ou menos uns 5 anos, e somente agora estou tentando catalogar todas as espécies que possuo e fazer um esforço para aprender a identificá-las.
Recentemente, também comecei a contribuir para a Wikipédia em português com artigos sobre invertebrados em geral, com um foco especial em bivalves (e um ou outro artigo sobre gastrópodes).
O meu problema é que, vivendo há muitos anos longe do Brasil, não estou familiarizada com os termos em português. Por incrível que pareça, praticamente nenhum site tupiniquim dos que encontrei traz ilustrações explicativas sobre morfologia de bivalves ou gastrópodes.
O glossário que vocês têm neste site foi de grande ajuda para mim, mas ainda pairam algumas dúvidas:
- O termo em inglês "hinge", por exemplo, equivale ao português Charneira?
- E "siphuncle", pode ser traduzido como Sifúnculo? Encontrei este termo apenas em um site não-especializado.
- E o que dizer de "phragmocone"? Ou "living chamber"?
Yuri
BLOG
Bom Galera o que vem a ser um Cefalopodes?
Cefalopodes , Polvos Chocos ,Lulas São animais marinhos invertebrados ou seja que não possui Oso , Porm considerado uns dos animais mais rapidos e inteligêntes do Mundo , Porém sendo invertebrado..
A Lula solta uma cortina de tinta quando o pedaor vm ataca quano ela fose , a tinta comtm cheiro para confundir o predador..
bom pessoal é só isso por inquanto...
Até o dia da apresentação completa!!!!!
Obrigado a todos pela Visita.
Cefalopodes
Exemplo de cefalópode
Os Cefalópodes (Cephalopoda, do grego kephale, cabeça + pous, podos, pé) são a classe de moluscos marinhos a que pertencem os polvos, as lulas e os chocos. Os cefalópodes,que estão entre os invertebrados mais inteligentes e mais rápidos apresentam o corpo dividido em cabeça, massa visceral e tentáculos.Os cefalópodes apresentam um corpo com simetria bilateral, uma cabeça e olhos bem desenvolvidos, a boca redonda de um bico quitinoso e rodeada por uma biga de tentáculos, é também na boca que existe a característica mais marcante dos cefalópodos, a rádula (espécie de lixa).São animais extremamente lentos, tendo desenvolvido um sistema de propulsão na forma de trapézio (jato-propulsão), que é uma modificação do pé dos restantes moluscos. A pele contém células pigmentadas, chamadas cromatóforos, que mudam de cor para efeitos de comunicação e camuflagem; esta mudança de cores é dada por ações nervosas diretas. Os estatocistos são os órgãos de equilíbrio.
Lula gigante aparece morta em praia da Tasmânia
O animal, que os especialistas de Parques e Vida Selvagem da Tasmânia (TPWS) acham que pertence ao gênero Architeuthis, nunca tinha sido visto no litoral oeste da ilha. Mas ele é o alimento habitual dos cachalotes, que freqüentemente também ficam encalhados na região, informou a rádio estatal.Uma equipe de cientistas liderada por Genefor Walter-Smith, do Museu de Tasmânia, viajou à praia, próxima à localidade de Strahan, para estudar o exemplar.A lula gigante foi detectada ontem à noite. O departamento de Parques e Vida Selvagem enviou seus agentes para tirar o animal da água, para conservar melhor seu corpo.Os tentáculos se encontram danificados, por isso ainda não se pode determinar o comprimento exato, mas "deviam ser enormes", disse um porta-voz do TPWS.